A origem do Dia das Crianças

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países, mas você sabe qual é a origem dessa data especial?

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças. A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. Porém, historicamente falando, cada país atribui o significado e determina a data desta comemoração para celebrar seus pequenos. Aqui no Brasil, a tentativa de se padronizar a data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano de 1924, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia a nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

No entanto, somente em 1955 a data começou a ser celebrada, pois não havia se tornado uma unanimidade de imediato. Foi a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada “Estrela”, que a data ficou conhecida.

O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. Devido a isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os excelentes resultados atraíram cada vez mais empresários, fazendo com que revitalizassem a comemoração do “12 de outubro”. Foi assim que o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do Brasil.

O dia 12 de outubro é uma data que movimenta o mercado do país e que bombardeia nossas crianças com propagandas de brinquedos, aparelhos eletrônicos e outros produtos, mas que, acima de tudo comemora a infância. Mais importante do que presentear uma criança com produtos caros é repassar valores que formarão seu caráter e o tornará um adulto exemplar. Por isso, lembre-se de que você é um espelho para as crianças da sua família e seja mais presente na vida delas de maneira significativa, mostrando o quanto elas são importantes e o quanto são amadas. Aproveite esta data para curtir em família, fazer passeios divertidos com os pequenos e fazer boas memórias de momentos felizes.

0 Comentários:

Postar um comentário