A curiosidade melhora o processo de aprendizagem? Por quê?

por que a curiosidade melhora o processo de aprendizagem

Crianças são muito curiosas e talvez você até se lembre de como era quando pequeno. Eu costumo dizer que nunca saí da “fase dos porquês”, já que ser curiosa é uma característica muito forte da minha personalidade.

As crianças adoram explorar as coisas ao seu redor e descobrir o porquê de tudo. Aproveitar essa curiosidade inata para propiciar de forma significativa o aprendizado, é uma ótima maneira de aprimorar o desenvolvimento intelectual das crianças.

A curiosidade no processo de aprendizagem

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizou diversos experimentos para descobrir o que acontece no cérebro quando a curiosidade é despertada. Como conclusão, a pesquisa revelou dois importantes achados:
  • A curiosidade prepara o cérebro para a aprendizagem;
  • A curiosidade torna a aprendizagem subsequente mais gratificante.

Ou seja, a curiosidade está intimamente ligada ao processo de aprendizagem, pois, além de preparar o cérebro para a nova descoberta que irá fazer, também pode tornar o aprendizado uma experiência mais efetiva,prazerosa e estimulante para novas curiosidades que irão gerar mais aprendizado.

criança curiosa e o processo de aprendizagem

Como aguçar a curiosidade das crianças?

O processo de aprendizagem não precisa acontecer somente na escola, muito pelo contrário! Quanto mais estímulos a criança tiver para aprender, melhor será seu desenvolvimento intelectual. Por isso, reuni 4 maneiras de despertar a curiosidade das crianças, para te ajudar nesta missão. Confira:

1 - Proponha Jogos de perguntas e respostas:

Jogos e desafios de perguntas e respostas são passatempos preferidos das crianças que já estão em idade escolar, mais precisamente a partir dos 6 anos, quando ainda estão desenvolvendo noções de regras. Se até mesmo para adultos, jogos e desafios de perguntas e respostas são super divertidos, imagine o quanto chamam a atenção das crianças! Elas podem buscar por si mesmas a ampliação destes conceitos pelos meios que tiverem acesso, seja pela internet, pelos livros, ou por meio de uma boa conversa. Isso é maravilhoso, pois também incentiva o hábito de pesquisar e descobrir respostas as respostas que procura.

2 - Estimule o contato com a arte:

O contato com a arte é fundamental para que possamos nos expressar, conhecer e explorar nossas habilidades, individualidades… além de cativar ainda mais criatividade, não é mesmo? Por isso, é importante o estímulo deste contato com a arte na infância.

3- Incentive brincadeiras ao ar livre e o uso da imaginação:

Enquanto a criança brinca livremente, também cria, desenvolve a imaginação, aprende coisas novas, organiza e memoriza o que já aprendeu, elabora e reproduz experiências que já viveu. Através do “faz de conta”, a criança pode se imaginar desempenhando vários papéis, brincando de “ser”, enquanto está construindo quem ela é. Também é válido lembrar que, brincar também ajuda a desenvolver habilidades psicomotoras e cognitivas, de ajudar na socialização das crianças. Saiba mais sobre psicomotricidade em: O que é Psicomotricidade?

4 - Cozinhe com as crianças:

Quem nunca brincou de comidinha? A brincadeira de fazer comidinha é uma prática muito comum entre crianças de diferentes gerações e culturas, sendo um dos primeiros caminhos, pelos quais os pequenos entram no mundo da brincadeira simbólica. Cozinhar com as crianças é uma grande oportunidade para despertar o gosto pela culinária, estimular uma alimentação mais saudável, além de proporcionar autonomia e ensinar noções de química, higiene, responsabilidade, cuidado e respeito ao próximo, aproveitando para também compartilhar momentos divertidos e deliciosos com os pequenos.

o processo de aprendizagem em família

Você tem filhos, convive com crianças, é professor ou lida com crianças de alguma outra forma? Diga nos comentários como você estimula a curiosidade e a aprendizagem dos pequenos.

Nenhum comentário

Postar um comentário