12 Filmes Baseados em Histórias Reais de Professores

filmes baseados em histórias reais de professores

Os filmes têm o poder de dar vida a histórias de modo com que a gente até consiga se imaginar diante da mesma realidade retratadas neles, não é mesmo? Gosto de indicar filmes que facilitam o conhecimento acerca de variados temas, como fiz nos artigos onde indico 21 filmes sobre Autismo e 5 filmes sobre Síndrome de Tourette.

Desta vez, listei 12 filmes baseados em histórias reais de professores. Os filmes não estão listados por ordem de preferência, mas sim por ordem de lançamento (do mais antigo para o mais recente). Todos eles são fáceis de serem encontrados no YouTube ou Netflix.

1- MENTES PERIGOSAS (1995)

A ex-fuzileira naval, Louanne Johnson, decide realizar seu sonho de ser professora. Após ser hostilizada pelos alunos de uma escola de ensino médio, na periferia dos Estados Unidos, aposta em métodos pouco convencionais, como o karatê e músicas de Bob Dylan, para ensiná-los. O longa, inspirado em uma história real, ficou famoso pela canção Gangsta’s Paradise, do rapper Coolio e pela atuação de Michelle Pfeiffer.

dangerous minds mentes perigosas professora alunos ensino médio história real

2- Ser e Ter (2002)

Ser e Ter é um documentário de Nicolas Philibert, que acompanha a rotina de George Lopez, um dedicado professor, no interior da França. Nesta realidade retratada, crianças entre 4 e 11 anos dividem a mesma sala de aula do Ensino Fundamental e aprendem a ler, escrever e se relacionar. Indicado a vários prêmios, como o César, (o Oscar francês), o longa tem sido estudado e mostrado em escolas de várias partes do mundo. Este documentário está disponível no YouTube.


3- UMA MENTE BRILHANTE (2002)

O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Obteve sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira acadêmica respeitável, mas após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o governo dos Estados Unidos, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações, sendo diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos. Nash enfrentou muitas batalhas em sua vida pessoal, mas chegou a ganhar o Prêmio Nobel em 1994. Uma mente brilhante é um filme muito emocionante e está disponível na Netflix.

Filme uma mente brilhante John Nash


4- COACH CARTER: TREINO PARA A VIDA (2005)

Coach Carter: Treino para a vida é baseado na história real do atleta Ken Carter (interpretado por Samuel L Jackson), que jogou basquete de 1973 a 1977, quebrando vários recordes no tempo de colégio. Após aceitar o convite para assumir o cargo de treinador do time de basquete da Richmond High School, Carter percebeu que teria bastante trabalho com esta equipe que colecionava consecutivas derrotas, devido à falta de habilidade dos jogadores, indisciplina, agressividade, insubordinação e indiferença dos alunos. 


5- PRO DIA NASCER FELIZ (2005)

Este documentário retrata a realidade das escolas e das grandes diferenças sociais, financeiras e culturais existentes no Brasil. Ao desenrolar das tramas, percebemos também que os problemas estão presentes em todos os lugares e são direcionados a um mesmo destino: O fracasso escolar.
Durante este documentário angustiante e muito bem esquematizado dirigido por João Jardim, dados estatísticos e cenas reais do dia a dia dentro de escolas públicas e provadas são reveladas. Este documentário está disponível por completo no YouTube.


6- A HISTÓRIA DE RON CLARK – O TRIUNFO (2006)

Este filme foi baseado na história de Ron Clark (Matthew Perry), um professor com histórico de sucesso na primeira escola onde lecionou, em Aurora, Carolina do Norte. Quando Clark se muda para o estado de Nova York, passa por muita ansiedade até conseguir um emprego no Harlem, onde queria exercer sua função de professor, apesar de dizerem que tem a “cor errada”. Ao passar na porta da Inner Harlem, uma escola de Ensino Fundamental, vê um professor e um aluno brigando. Este fato faz com que o professor peça demissão e Clark consiga o emprego. Mas, para a surpresa do diretor, Ron quer ser professor da pior turma do colégio. Ninguém sabia, mas ele estava reescrevendo não apenas a sua história, mas também a de seus alunos que já não tinham nem mais sonhos. Vale super a pena assistir este filme! Encontra-se disponível no YouTube.

professor em sala de aula alunos meninos meninas Ron Clark O triunfo

7- ESCRITORES DA LIBERDADE (2007)

Escritores da Liberdade é um filme baseado em uma história real, ocorrida em 1994, abordando realizações face à adversidade, na sala 203 de uma escola em Long Beach, Califórnia. A professora Erin Gruwell (Hilary Swank), enfrentou sua primeira classe de alunos, rotulados pela administração do colégio como adolescentes “em risco” ou “problemáticos”. A classe era uma mistura de Afro-americanos, Latinos, Cambojanos, vietnamitas, entre outros. A realidade que estes alunos conheciam era da agressividade, pobreza, dos crimes, da participação de gangues e do fracasso escolar. O longa foi inspirado em eventos relatados pela professora Erin Gruwell e seus alunos no livro O Diário dos Escritores da Liberdade. Este filme também encontra-se disponível no YouTube.

escritores da liberdade historia real
A verdadeira Erin Gruwell (na primeira fila, vestida com camisa rosa) e seus alunos.

Leia também: 21 Filmes sobre Autismo que você precisa assistir

8- ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (2008)

O romance é um relato semi-autobiográfico das experiências de François Bégaudeau como professor de língua e literatura francesa em uma escola secundária no 20º arrondissement de Paris. O filme é estrelado pelo próprio Bégaudeau no papel do professor e recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2008, tornando-se o primeiro filme francês a fazê-lo desde 1987. Entre les Murs ou “The Class” também foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.



9- O PRIMEIRO DA CLASSE (2008)

O primeiro da Classe (Front of the Class) é baseado em uma história real e comovente. O filme conta a história de Brad Cohen (interpretado por James Wolk), que tem a Síndrome de Tourette e enfrentou os sintomas e todos os preconceitos para realizar o seu sonho de se tornar professor. Cohen passa por uma série de dificuldades durante todo o filme, que ressalta a incompreensão das pessoas em relação às reações da Síndrome (inclusive de sua própria família, como o pai que o repreende constantemente durante a infância). Provavelmente você vai se surpreender com a belíssima interpretação, mas principalmente com o fato dessa história ter acontecido de verdade. Já citei este filme no artigo onde indico 5 filmes sobre a Síndrome de Tourette.


10- A ONDA (2009)

O professor Rainer Wegner (Jürgen Vogel) deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Na tentativa de cativar o interesse dos alunos pela aula, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, pois “A Onda” já saiu de seu controle. O filme é alemão, baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. Vale a pena assistir!



11- UMA LIÇÃO DE VIDA (2009)

A história de um queniano octogenário, chamado Kimani N’gan’ga Maruge, que lutou para aprender a ler e a escrever em seu país, virou inspiração real para o filme Uma lição de vida e o levou a palestrar pelos Estados Unidos. Maruge (interpretado pelo ótimo Oliver Litondo), teve que enfrentar todo tipo de adversidade em nome da educação. Ex-combatente de um grupo de revolucionários que lutou contra os ingleses pela independência do Quênia, aos 84 anos, ele recebe uma carta da Presidência de seu país e resolve se matricular em uma escola primária com o objetivo de decifrá-la. Rapidamente, a história vira notícia e desperta a inveja da comunidade local, a ira de pais ignorantes e a ganância de burocratas que acham que Maruge está tirando um troco com a publicidade. Com um passado sofrido, ele, no entanto, tem o apoio da professora Jane Obinchu (interpretada brilhantemente por Naomie Harrisem) em um cenário ainda marcado pela rivalidade entre etnias. Confira o trailer:


12- ALÉM DA SALA DE AULA (2011)

Além da sala de aula é um filme norte-americano, inspirado em uma história real. Conta a história de uma professora chamada Stacey Bess, que desde pequena queria lecionar. Ela consegue seu primeiro emprego em um novo programa de ensino para crianças sem teto, nos Estados Unidos, na cidade de Salt Lake em 1987. Ao chegar ao abrigo, Stacey se sente completamente desanimada, devido ao clima hostil, e vários outros problemas, como a diferença de idade entre as crianças, a má alimentação e a falta de carteiras e livros, além dos roubos dos poucos recursos que o abrigo tinha. Este filme lindo e emocionante também pode ser encontrado na íntegra no YouTube.

filme baseado em uma história real crianças alunos abrigo sala de aula professora

Acredito que estes 12 filmes baseados em histórias reais de professores ensinam grandes lições a respeito dos ideais pedagógicos e compromisso com o processo de ensino-aprendizagem. Quando a autoridade do professor é bem direcionada, com um caráter afetivo e educativo, ganha-se o poder de transpor qualquer barreira em sala de aula.

Você conhece mais algum filme baseado na história real de um professor e que não está nesta lista? Compartilhe conosco nos comentários!

5 comentários

  1. oi!
    Todos são filmes maravilhosos :D mas o meu preferido é Mentes Perigosas...

    ResponderExcluir
  2. Adoro filmes com essa temática e a maioria não conhecia. Ótimas dicas. Quero ver e rever todos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu gostei da sua publicação, pois adoro a sétima arte, os filmes na verdade foi a minha primeira paixão, depois vieram os livros e confesso que não conhecia alguns dos filmes acima citados.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que lista maravilhosa, confesso que um dos meus filmes preferidos do gênero e Sociedade dos Poetas Mortos

    ResponderExcluir
  5. Demais essa lista e sim, ja conhecia alguns deles. O mais importante é saber q mtos cologas tem interesse e fazem historias como esses que se transformaram em herois.

    ResponderExcluir