5 Filmes sobre a Síndrome de Tourette

O primeiro da Classe

Já fiz uma publicação aqui no blog, falando sobre o que é a Síndrome de Tourette e você pode conferir clicando aqui.

É inegável que os filmes e séries são mais consumidos pela população mundial do que os livros, até por conta da questão do tempo. Geralmente, os filmes facilitam a compreensão de uma forma mais rápida e levam um despertar maior a quem nunca ouviu falar sobre determinado assunto.

A Síndrome de Tourette não é um assunto muito abordado, mas não é por isso que ela se torna inexistente. Como eu sempre reforço aqui, precisamos dar visibilidade às pessoas que passaram tanto tempo sendo desprezadas por desordens que não escolheram ter. Embora não seja muito fácil encontrar a ST em pauta nas obras literárias e filmes de cinema, pessoas com Síndrome de Tourette existem e estão por toda parte.

Listei 5 filmes sobre a Síndrome de Tourette, e, assim como fiz no artigo onde eu indico 21 filmes sobre Autismo (TEA), aqui, os filmes também não estão listado por ordem de preferência pessoal, mas sim por ordem de lançamento.

Espero que você goste dos 5 filmes sobre Síndrome de Tourette e compartilhe com seus amigos.

O código do amor (1999)


O filme americano é chamado originalmente de “The Tic Code”, e, conta a história de Miles Caraday, um pródigo pianista de jazz que tem a síndrome de Tourette. Em um clube local ele conhece e se torna amigo do saxofonista Tyrone Pike, que também tem a síndrome, mas aprendeu a disfarça-la.

O primeiro da classe (2008)


O primeiro da Classe (Front of the Class) é baseado em uma história real e comovente. O filme conta a história de Brad Cohen (interpretado por James Wolk), que tem a Síndrome de Tourette e enfrentou os sintomas e todos os preconceitos para realizar o seu sonho de se tornar professor. Cohen passa por uma série de dificuldades durante todo o filme, que ressalta a incompreensão das pessoas em relação às reações da Síndrome (inclusive de sua própria família, como o pai que o repreende constantemente durante a infância). Provavelmente você vai se surpreender com a belíssima interpretação, mas principalmente com o fato dessa história ter acontecido de verdade. No Youtube tem o filme completo e você ainda pode escolher como quer assistir, pois tem a versão dublada e legendada.

A menina no País das Maravilhas (2008)


A menina no País das Maravilhas ( Phoebe in Wonderland) conta a história de Phoebe Lichten (interpretada por Elle Fanning), que tem Síndrome de Tourette. Seu sonho era participar da peça ‘Alice no País das Maravilhas’, encenada em sua escola, porém, Phoebe sempre é rejeitada por seus colegas de classe. Seus pais percebem que essas rejeições tem agravado as reações da garota, e, preocupados, tentam ajudá-la, mesmo sem saber ao certo a melhor forma de ajudar. Phoebe, passa a se envolver e a se esconder cada vez mais em suas fantasias, criadas como forma de fuga da realidade. No decorrer da história, a menina passa a confundir os seus sonhos com a vida real. É possível encontrar este filme completo e dublado ou legendado no Youtube.

Vincent quer ver o mar (2010)


Este filme foi produzido originalmente na Alemanha e conta a história de Vincent, um rapaz que sofre de síndrome de Tourette. Os sintomas da síndrome começam a se agravar após a perda de sua mãe e seu pai resolve interná-lo em uma clínica. Nesta instituição, Vincent conhece uma moça com anorexia e um rapaz com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Vincent convida seus novos amigos para fugirem da clínica e viajarem à Itália para realizar o último desejo de sua mãe.

A estrada Interior (2014)


A Estrada Interior (The Road Within), é a versão americana do filme “Vincent quer ver o mar”, que narra a história de um adolescente chamado Vincent que sofre de Síndrome de Tourette. Recomendo que as duas versões (“Vincent quer ver o mar” e “A estrada interior”) sejam assistidas. Também é possível assistir este vídeo pelo Youtube.

Veja também: 12 Filmes sobre histórias reais de professores

Você gostou das indicações dos 5 filmes sobre Síndrome de Tourette? Conhece mais algum filme sobre o tema que eu não listei aqui? Deixe um comentário com sua sugestão! Embora eu não consiga responder a todos os comentários rapidamente, eu leio todos eles e irei adorar ler o seu também. ♥

6 comentários

  1. Olá não sabia nada sobre essa síndrome , os filmes com certeza vão nos ajudar a entender mais . Vou assistir.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Parabéns pelo post 👏 pouco se fala desta síndrome, eu já assisti o segundo filme é ótimo e trata-se de fatos reais... Mostrando que apesar desta síndrome todos podem ter vida normal..

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pelo post. Compartilho do mesmo pensamento e não conhecia essa síndrome. Adorei as dicas de filmes e quero ver todos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Acho muito importante e necessário você trazer um post com essas indicações de filmes que tratam a Síndrome de Tourette, pois é bom percebermos que existem obras tratanto de tal síndrome. Ainda não conhecia nenhum dos citados, mas já anotei para assistir todos depois. Arrasou nas dicas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Realmente é um assunto pouco abordado mas de grande importância.Adorei saber mais desse assunto pelo seu post.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia nada sobre o assunto. Mas darei uma conferida. Realmente um tema pouco abordado. Mas conhecimento sempre é válido.

    ResponderExcluir