O que é Autismo?

autismo

Como este é um assunto extenso, farei outras publicações relacionados ao tema Autismo. Porém, nada mais justo do que iniciar a sequência de publicações com uma breve explicação sobre o que é o Autismo, suas classificações e siglas, para facilitar a compreensão.

O que é Autismo?

O Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas:

  • Dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos;
  • Dificuldade de socialização;
  • Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
autismo infantil

Talvez você se pergunte sobre o porquê das siglas TEA ou DEA, conterem a palavra “espectro” (spectrum), mas se refere ao envolvimento de situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave. Todas, estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social, porém, a intensidade varia de acordo com o grau.

Veja também: 21 filmes sobre Autismo que você precisa assistir

O TEA pode ser classificado em:

Autismo clássico – O grau de comprometimento do autista clássico pode variar de muito, porém, de maneira geral, estes são voltados para si mesmos, não estabelecem contato visual com as pessoas nem com o ambiente. Autistas clássicos conseguem falar, mas não usam a fala como ferramenta de comunicação. São capazes de entender enunciados simples, porém, têm dificuldade de compreensão e apreendem apenas o sentido literal das palavras, ou seja, não compreendem metáforas, nem duplo sentido. Nos graus mais elevados, é possível notar a ausência completa de qualquer contato interpessoal e repetem movimentos estereotipados, sem muito significado.

Autismo de alto desempenho (antes chamado de síndrome de Asperger) – Pessoas com Autismo de alto desempenho apresentam as mesmas dificuldades dos outros autistas, mas numa medida bem reduzida. São verbais e inteligentes, tão inteligentes que chegam a ser considerados gênios, pois são imbatíveis nas áreas do conhecimento em que se especializam. Quanto menor a dificuldade de interação interpessoal, melhor será a vida destas pessoas em sociedade.

Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE) – Para diagnosticar se uma pessoa possui DGD- DOE, é bastante difícil, pois, apesar destas pessoas serem consideradas dentro do espectro do autismo (dificuldade de comunicação e de interação social), os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma das categorias específicas do transtorno.

O diagnóstico é essencialmente clínico e baseia-se nos sinais e sintomas, no comprometimento e histórico do paciente, levando em conta os critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).

O Autismo (TEA) não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém, existem tratamentos capazes de adequar pessoas autistas ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível. Quanto antes o Autismo for diagnosticado, melhor será para o desenvolvimento do paciente e também para seus responsáveis que, em muitos casos, acabam se sentindo incapazes de lidar com a situação. Se houver comprometimento as condutas terapêuticas adequadas para cada caso desde cedo, mais fácil será a superação de dificuldades para pessoas diagnosticadas com TEA

criança autista


Siga nossas redes sociais e se inscreva por e-mail para receber notificações de publicações como esta.

3 comentários

  1. Seu post está muito bom, visse explica muito bem este tema, que se fosse a alguns anos atrás me tinha aguda do bastante pois tive um criança no meu grupo de estágio e não sabia como lidar se fosse hoje teria ajudado a criança da melhor maneira. Obrigada não me irei esquecer

    ResponderExcluir
  2. Trabalho com crianças autista , e cada uma tem a sua característica , mais e sempre um Aprendizado.
    Amo o que eu faço e faço com amor

    ResponderExcluir
  3. Eu Renato, junto com minha esposa Luciane, temos uma filha autista. Minha esposa percebeu bem antes que eu, eu achava que era timidez dela. E etc.., depois minha enteada pesquisou sobre o assunto na internet, e viu uma mulher falando sobre o tema, e um homem. Aí, ela mandou os links para a minha esposa, e minha mulher mandou para eu. Assistindo com muita calma, atenção, aos vídeos, percebi que muitos daqueles sinais, nossa filha apresentava. Não foi nada fácil para eu no início, e para os meus Pais, mais difícil ainda. Mas eu já entendo que autismo não se cura através de remédios. Autismo não é uma doença, que você remédio conforme orientação médica, e fica curado (a). A pessoa já nasce com autismo, acredito eu. Estamos aprendendo á lidar com o autismo. Pedagogia Criativa. Ótima iniciativa. Obrigado pelos conselhos, informações, dicas, enfim...... Deus abençoe abundantemente o trabalho de vocês.

    ResponderExcluir