O que é Dislexia?

o que é dislexia

Já se imaginou passando por uma situação constrangedora, em que você não consiga processar as informações de uma leitura por não conseguir codificar as palavras do mesmo jeito que as outras pessoas? Já se imaginou passando por situações ruins, onde as pessoas zombam e não têm paciência com você? Pois é assim que a maior parte das pessoas com dislexia se sentem todos os dias.

Veja também: Resenha do Filme Como estrelas na Terra

Mas afinal, você sabe o que é Dislexia?

A Dislexia do desenvolvimento é um transtorno do tipo verbal, que envolve símbolos, gráficos e códigos de linguagem fonológica e que possui origem neurobiológica, responsável pela dificuldade no reconhecimento da palavra de maneira fluente e precisa, bem como na decodificação e soletração das palavras.

criança dislexica

Segundo a International Dyslexia Association (2002) e a National Institute of Child Health and Human DevelopmentNICHD, essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
A Dislexia é um transtorno que nasce e cresce com a criança, ou seja, já se apresenta desde tenra idade, levando a problemas de aquisição de pré-requisitos para a alfabetização durante o seu desenvolvimento e que, consequentemente, acarretará futuras dificuldades para o processo de aquisição da aprendizagem, principalmente da leitura, da escrita e às vezes também afeta na fala, resultando na demora na construção de frases, erros frequentes de ortografia e falta de concentração.
Este transtorno não atribui uma forma física diferente a quem possui, logo, não dá para se identificar a partir da observação do comportamento da criança quando em contato com informações ou meios que se utilizam de formas, letras e números. Também não é detectado em exames, não pode ser identificado em imagens cerebrais nem em eletroencefalogramas.

desenho e escrita dislexia

Pessoas com Dislexia, geralmente, são muito criativas e inteligentes, porém, por se tratar de um transtorno de desenvolvimento,resultante de alterações, falhas, disfunções em regiões específicas do cérebro responsáveis pela análise, integração e coordenação de processos que envolvem leitura e escrita, o cérebro do disléxico tem dificuldade em interconectar as áreas funcionais de percepção visual, auditiva e espacial de forma organizada e estruturada.

Veja também: 21 Filmes sobre Autismo que você precisa assistir

Como é ler com Dislexia?

como a pessoa com dislexia lê

Ao ler e escrever, o disléxico tem um processamento mais lento, pouca fluência e memorização, logo não dá para esperar que através da leitura e escrita ele adquira um volume de conhecimento desejado, mesmo porque, as pessoas com dislexia demoram 4 vezes mais para entender uma frase e esta lentidão prejudica a compreensão e a fluência. A lentidão na leitura acontece porque eles costumam se confundir, durante a percepção dos sons e das formas de letras, o que leva a se atrapalharem no processo de formação das palavras.
A Dislexia também pode ser classificada por grau de intensidade leve, moderado ou severo. Porém, a não ser que você sofra dessa condição, provavelmente é difícil imaginar como é ter dislexia e ver o mundo como um disléxico vê.


Por esse motivo, Victor Widell desenvolveu um site que simula como um disléxico vê as palavras, para ajudar pessoas que não possuem este transtorno a entenderem como a dislexia afeta a leitura que quem possui esta condição. Clique aqui para ver o site simulador criado por Windell.

A Associação Brasileira de Dislexia – ABD, iniciou uma avaliação multi e interdisciplinar, de 2013 a 2016, afim de obter dados estatísticos sobre a quantidade de crianças com dislexia em nosso país. Embora não seja uma pesquisa atual, os dados chamam muito a atenção e você pode conferir clicando aqui.

Veja também: 12 Filmes Baseados em Histórias Reais de Professores

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, dislexia não é sinônimo de falta de inteligência ou de falta de atenção, muito pelo contrário! Pessoas com dislexia são super inteligentes e criativas. No entanto, a forma que essas pessoas aprendem e lidam com este “mundo feito de letras” é muito diferente da forma como a maior parte da população lida. Portanto, ao lidar com qualquer pessoa que precise de um tempo a mais para decodificar e processar as letras e número, tenha paciência e empatia. Se imagine no lugar desta pessoa e entenda que você também não gostaria de ser maltratado por não ser como os outros, afinal, o disléxico não tem culpa por não ler, escrever e falar como as pessoas que não têm dislexia.

Em breve, trarei mais artigos abordando este assunto. Por isso, se nossas publicações te interessam, não deixe de nos seguir por e-mail e compartilhar com seus amigos! ♥

Nenhum comentário

Postar um comentário