+ 50 Dicas para Festa Infantil

50 dicas para festas infantis

Comemoraremos o Dia das Crianças no próximo sábado, dia 12 de outubro. Pensando nas comemorações desse dia especial e divertido, listei mais de 50 dicas para a sua festa infantil ser ainda mais animada e memorável para a criançada.
Confira também: A origem do dia das crianças

+ 50 Dicas para Festa Infantil

Independente de onde você for organizar uma festa para crianças (na escola, na igreja, em casa...), estas simples dicas irão te ajudar a organizar e decorar uma festa infantil animada e inesquecível para os pequenos. Confira as ideias a seguir:

Decoração

Dica para economizar:
Se sua intenção é fazer uma festa infantil barata, a primeira dica é: Não faça festa com tema de personagens. Em vez de fazer uma festa com tema de personagem, que acaba saindo muito mais cara, opte por usar a criatividade e fazer uma festa com um conceito mais aberto, como: Floresta, circo, parque de diversões, sorvete, chuva etc.

Quanto mais colorido, melhor!
Uma boa ideia é decorar com balões e bandeirinhas suspensas e coloridas. Aproveite também para criar um ambiente bem caprichado para as crianças tirarem "fotos malucas" e guardarem de recordação. Caso seja possível contar com a ajuda de outros adultos organizadores da festa, também é legal fazer maquiagens artísticas com tintas atóxicas, próprias para pintura facial. Crianças adoram fantasias e pinturas coloridas!
Exemplos de pinturas faciais
crianças com o rostos pintados

Exemplos de "Camarim" de "Foto Maluca"
perucas, roupas, plumas e outros acessórios para foto maluca

Não cole nada na Parede!

Festa de criança precisa ser bastante colorida e você pode organizar uma belíssima festa colorida sem colar enfeites e cartazes nas paredes. É importante pensar no pós festa e em como será difícil tirar todas as coisinhas que foram coladas nas paredes, até porque fazer isso pode prejudicar a pintura.

decoração para festa de criança

Lixo no lixo.

Não se esqueça de colocar lixeiras em todos os cantos de onde será organizada a festa. Mas não é porque é lixeira que precisa ser sem graça, não é mesmo? Você também pode decorar as lixeiras, tornando-as até mais perceptíveis e atrativas para que as crianças não se esqueçam de usá-las.

lixeiras decoradas

Música:

Festa sem música não é festa!

É verdade que festa sem música não é festa, mas precisamos lembrar que o público alvo desta festa é a criançada, então escute previamente e com atenção as músicas que se serão tocadas na festa, para não correr o risco de dar play em músicas com letras ofensivas, obscenas, que não condizem com a infância ou mesmo músicas tristes e desanimadas. Lembre-se de que a festa tem a intenção de celebrar a infância, então evite fazer playlist de músicas com temas adultos, ok?
Para facilitar ainda mais, listei nomes de cantores, bandas e projetos infantis para você usar em sua festa. Muitas destas músicas também servem para serem usadas em sala de aula. Confira a seguir, 37 dicas de cantores e bandas infantis:

Músicas infantis

  1. Palavra Cantada
  2. Banda Estralo
  3. Pequeno Cidadão
  4. Tiquequê
  5. Farra dos Brinquedos
  6. Hélio Ziskind
  7. Mamão e Papaia
  8. Adriana Partimpim
  9. "Zoró", do Zeca Baleiro
  10. "Tum Pá", dos Barbatuques
  11. "Em Cantos de Casa", da Badi Assad
  12. Música de Brinquedo
  13. Os Saltimbancos
  14. "Arca de Noé", de Vinícius e Toquinho
  15. Grupo Triii
  16. Fortuna 
  17. Badulaque
  18. Grupo Cria
  19. Crianceiras
  20. OssoBanda
  21. Grupo Parampampam
  22. Grupo Éramos Três
  23. Rubinho do Vale
  24. “Música de Brinquedo”, do Pato Fu
  25. Rita Rameh e Luiz Waack
  26. Grupo Rumo
  27. Banda Trupicada
  28. “Histórias de monstros e outros bichos”, de Gui Calegari
  29. Bloquinho
  30. Banda Mirim
  31. Carrossel
  32. Xuxa só para baixinhos
  33. Patati e Patatatá
Gospel infantil para festas religiosas (cristãs):
34. Aline Barros
35. Cristina Mel
36. Diante do Trono
37. Andréia Sorvetão

Brincadeiras:

Toda festa infantil também tem que ter jogos e brincadeiras, não é mesmo? Mas nessa hora é importante separar as crianças por faixa etária e ter adultos supervisionando, enquanto outros adultos lideram as brincadeiras.
Para fazer essas brincadeiras super animadas nem é necessário gastar dinheiro, mas fica ainda mais interessante se valerem brindes para os vencedores, pois as crianças se sentirão estimuladas a participarem. Confira a seguir, 12 dicas de brincadeiras:

1. Morto ou vivo (faixa etária: acima de 5 anos)
Quando o líder disser: “Morto”, todos ficarão agachados e, quando disser “vivo”, todos darão um pulinho e ficarão de pé. O grau de dificuldade vai de acordo com a velocidade e a variação de comando. Ganha a criança que conseguir ficar até o final sem errar nenhum movimento.

2. Estátua (faixa etária: acima de 3 anos)
Coloque uma música para as crianças dançarem. Alguém para a música e grita: “estátua”. As crianças devem ficar paradas. Você pode também pedir para um adulto fazer gracinhas. Ganha a criança que se movimentar por último.

3. Passa Anel (faixa etária: acima de 4 anos)
As crianças devem ficar com as palmas das mãos unidas enquanto um adulto vai passando um anel de mão em mão. Ganha a criança que conseguir adivinhar em qual mão foi deixado o anel. A criança que acertar vai ser o próximo passador do anel.

4. Dança da bexiga (faixa etária: acima de 4 anos)
Façam duplas e sem as mãos os jogadores devem dançar equilibrando uma bexiga entre as testas. Ganha quem não deixar a bexiga cair no chão.

5. Batata quente (faixa etária: acima de 4 anos)
As crianças formam um círculo e ao centro uma criança fica com os olhos vendados. Um dos jogadores recebe uma bola e deverá passar para a criança ao lado, enquanto o objeto passa de mão em mão, todos cantam: Bata quente, quente, quente, quente... A qualquer momento da brincadeira o jogador vendado grita: Queimou! Perde quem ficar com o objeto na mão.

6. Amarelinha (faixa etária: acima de 4 anos)
Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’. Cada criança participa de uma vez jogando uma “pedrinha” ou outro objeto. Ganha quem chegar primeiro até o “Céu”.

7. Dança das cadeiras (faixa etária: acima de 5 anos)
Arrume as cadeiras em formato de círculo ou como uma fila colocando as costas de uma para outra. Colocar uma a menos da quantidade de crianças. Coloque uma música para tocar, e pare a qualquer momento. Os participantes devem sentar rapidamente. Perde quem ficar de pé.

8. Caça ao tesouro (faixa etária: acima de 5 anos)
Estabeleça equipes de acordo com a quantidade de crianças. No mínimo em cada equipe deve conter 3 crianças. Anote pistas em um papel e espalhe em áreas pré-definidas, sendo que cada pista deve trazer uma informação para que chegue até a próxima. Você pode criar pistas com grau de dificuldade de acordo com a idade das crianças.

9. Pega rabo (faixa etária: acima de 6 anos)
Divida as crianças em duas equipe. Distribua pedaços de pano e fitas identificando cada time pela cor, prenda no cós da calça de cada criança. Neste jogo as crianças devem correr umas atrás das outras, ganha quem pegar o maior numero de fitas do time adversário.

10. Cabo de guerra (faixa etária: acima de 6 anos)
Divida as crianças em duas equipes. Cada equipe deve segurar a ponta de uma corda. Demarque no chão uma linha e faça um nó na corda bem ao meio. Vence quem conseguir puxar a outra equipe para o seu lado.

11. Mímica (faixa etária: acima de 6 anos)
Divida as crianças por equipe. Cada criança deve representar algum animal através de mimicas. Ganha a equipe que conseguir acertar mais vezes.

12. Corrida do ovo (faixa etária: acima de 7 anos)
Antes da corrida, marque um ponto de largada e outro de chegada. As crianças devem atravessar de uma linha a outra segurando com a boca a colher, sobre a qual se equilibra o ovo (cozido) . Se o ovo cair, a criança deve voltar ao ponto de partida. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo no chão.

Outras ideias de brincadeiras para festas infantis:
brincadeiras para festa infanti

Brindes e Lembrancinhas:

Brindes e lembrancinhas são essenciais para deixarem a festa com aquele gostinho de "quero mais", além de reforçarem as boas memórias vividas no dia da comemoração.
Confira a seguir, algumas ideias de brindes e lembrancinhas baratas:

1 - Enfeite de mesa - Escolha uma lembrancinha que também sirva para decorar as mesas, mas que tenha alguma utilidade para as crianças usarem depois. Uma boa opção também é colocar um recipiente com muitos doces no centro da mesa.
2- Todo cuidado é pouco -  lembre-se de ter cuidado para não presentear crianças muito pequenas com brinquedos que soltem peças ou tinta!
3- Lembrancinhas úteis - É sempre bom ganhar presentes e é ainda melhor quando esses presentes são úteis. As crianças, assim como os adultos, se lembram e valorizam mais as coisas que têm alguma utilidade para elas. Então, procure dar algo que possa agregar de alguma maneira e não só produzir mais lixo. Principalmente se as lembrancinhas forem feitas a mão, você não vai querer ver todo seu sacrifício e tempo serem jogados fora, correto? Então procure confeccionar ou comprar presentinhos que sirvam efetivamente, pelo menos como decoração.

Algumas ideias de brindes e lembrancinhas:
brindes para festa de criança

Gostou das dicas para festa infantil? Tem mais dicas para compartilhar? Deixe seu comentário!

5 comentários

  1. Ótimas dicas. Adoro fazer temas personalizados, nada tradicional. Acho que fica mais exclusivo e fácil de decorar. Sempre com muitas cores.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adorei a dica 😊 as sugestões são maravilhosas

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas! Trabalhei por um tempo com fotografia infantil e sei que pequenos detalhes fazem MUITA diferença. arrasou! ♥

    ResponderExcluir
  4. Que legal , gostei das dicas , trabalho com crianças e ás vezes preciso de ideias para festas , achei bem interessante a primeira dica faz muito sentido e não deixa de ficar bonito ♡

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quanta inspiração. Muito completo esse post. Pelo título pensei que seria apenas sobre temas, mas fui surpreendida. DEMAIS!!! Parabéns.

    ResponderExcluir