Feliz dia dos Professores!


No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia dos Professores. Nesta data, homenageamos os profissionais responsáveis pelo desdobramento da educação e do conhecimento no Brasil.

Saiba mais sobre a origem desta data especial: Dia dos Professores: Conheça a história por trás do dia 15 de Outubro
Sabemos que ser professor no Brasil não é uma tarefa muito fácil e que o caminho deste profissional está sempre cheio de grandes desafios.

Confira este documentário com relatos de alguns professores do Rio Grande do Sul:

Independente da cidade brasileira, as dificuldades existem e as histórias dos desafios enfrentados por esses profissionais se repetem e se agravam. Porém, é graças à resiliência dos professores que ainda podemos ter alguma esperança no futuro do nosso país. Por isso, e por toda a dedicação e doação, que estes mestres merecem nossa gratidão e reconhecimento.

Confira também: 12 Filmes baseados em histórias reais de Professores



Apesar da beleza que existe na arte de educar, não basta nos lembrarmos disso enquanto sociedade no dia 15 de outubro, apenas. Precisamos refletir sobre o motivo que tem feito o número de professores que sofrem com estresse, ansiedade e depressão crescer a cada dia.

Os professores têm sido a classe de profissionais mais diagnosticada com a Síndrome de Bournout e, se pararmos para investigar o porquê disso, veremos que talvez se deva aos conflitos, inseguranças e sobrecarga que os professores enfrentam.

Além da agressão verbal, muitas vezes estes profissionais são agredidos fisicamente por pais, alunos e até mesmo pela polícia em casos de manifestações em greves. Não são poucas as matérias que divulgam estes acontecimentos!

Porém, diante de tudo isso, ainda cabem as seguintes questões: Que sociedade queremos? Qual é o papel da família na formação da sociedade? Qual é o papel dos professores na formação da sociedade? É possível confiar que valores, como o respeito, são ensinados e aprendidos em casa? Como é a escola que queremos? Como é o país que queremos?

Embora não seja justamente valorizado, o papel e a importância do professor tem muito valor e significado para a formação de uma sociedade, não somente por ser a profissão que forma todas as outras profissões, mas por vezes desempenhar a função da família, a função, de amiga(o), entre outras funções de valor inestimável, desconstruindo conhecimentos mal adquiridos e suprindo o que falta na educação recebida em casa.

Queridos professores, vocês fazem toda diferença em nossas vidas e em nossa sociedade. Que a garra e a resiliência permaneçam durante a jornada. Vocês precisam ser valorizados e reconhecidos como as preciosidades que são. 

Gratidão por não desistirem da Educação. 💗

8 comentários

  1. Olá , os professores fazem a diferença em nossas vidas , deveriam ser mais valorizados e respeitados .

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post , uma reflexão , pois não e fácil ser professor aqui no Brasil. Deveriam vser mais respeitados e valorizados.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Cada dia mais temos menos pessoas interessadas em seguir na profissão de professor, que apesar de ser tão importante é tão desvalorizada. É necessário mudar isso.

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua postagem! Os professores realmente são tudo para o nosso presente e futuro e merecem todo reconhecimento do mundo!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Os professores são super importante para uma sociedade,mas infelizmente aqui em nosso país eles são maltratados e desvalorizados...
    Sem professores estaremos perdidos, por isso temos que valoriza eles...

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Um post bem nostálgico lembrar dos professores. Interessante pensar que mesmo estando na faculdade lembro mais dos professores do colégio especialmente aqueles de 5ª a 8ª. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, temos que dar mais valor aos professores, não seríamos nada sem eles.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Muito belo seu post, devemos valorizar muito os professores. Meu marido é professor e acompanho de perto o tanto de cansativo é, e muitos não valorizam.

    ResponderExcluir