Dicas de jogos educativos para aprender brincando

20 dicas com mais de 1000 jogos

Em todos as áreas da nossa vida cada vez mais usamos a tecnologia a nosso favor, e isso também se aplica ao cotidiano escolar. As ferramentas digitais são nossas aliadas para tornar o processo de ensino aprendizagem mais lúdico, envolvente e interativo. Os recursos digitais se tornaram ainda mais relevantes neste período em que vivemos, onde é necessário manter o isolamento social e as aulas acontecem online.

Neste artigo, você verá dicas de jogos educativos que serão úteis também para auxiliar no processo de alfabetização. Os jogos educativos podem amenizar algumas dificuldades, pois a relação entre se divertir e aprender é mais prazerosa para o aluno e o processo acaba sendo mais produtivo para o educador também. Esses recursos são ótimas opções para complementar na aprendizagem das crianças em casa também, facilitando para que os alunos se sintam motivados a ler e a escrever.

As novas gerações já crescem familiarizadas com os dispositivos tecnológicos e o ideal é que os professores busquem inovar suas metodologias de ensino, adaptando seus planejamentos e trazendo essas ferramentas para a educação. Não é possível promover interação social, desenvolver o aprendizado, possibilitar a compreensão e a difusão dos conhecimentos significativos se o aluno não tem interesse nas aulas.

Através das atividades lúdicas, a criança aprende linguagens, desenvolve a vocalização, a audição, a percepção visual e o raciocínio lógico. Além disso, a inclusão dos jogos e brincadeiras nas aulas facilita a socialização e interação com os outros, também motiva a criança a se adaptar com mais facilidade ao novo ambiente em que está sendo inserida.

Levando tudo isso em consideração que muitos jogos educativos foram desenvolvidos, possibilitando aos professores e aos pais estimularem as crianças a aprenderem se divertindo, ao mesmo tempo em que promovem um bom desenvolvimento cerebral. Contudo, é necessário ter atenção ao escolher os jogos eletrônicos, observando se eles irão de fato agregar conhecimento ou se vão desviar o propósito do objetivo que se pretende alcançar.

Salve esta imagem no Pinterest para ler este post depois!
Dicas de jogos educativos para aprender brincando

Veja, a seguir, 20 dicas de portais e aplicativos de jogos educativos para aprender brincando:

🚨👉Alguns jogos requerem Adobe Flash Player. Clique aqui para saber como ativar o plugin do flash!

1- 4 Imagens 1 palavra
Este jogo trabalha a percepção visual da criança e aumenta o repertório de palavras. O jogo mostra 4 imagens com um elemento em comum e, abaixo das imagens existe os campos para inserir a palavra e logo mais abaixo existem várias letras para o jogador adivinhar e preencher a lacuna.
📲 Disponível para Android →  Download
📲 Disponível para IOS → Download

2- 8 palavras cortadas
Uma imagem é apresentada e, abaixo, aparecem várias palavras cortadas. A partir de então, o jogador precisa identificar as 8 palavras. É um ótimo jogo para exercitar acentuação gráfica, sílabas e vogais. 
📲 Disponível para Android →  Download
📲 Disponível para IOS → Download

3- 94 segundos (aplicativo)
Este jogo visa aumentar o vocabulário da criança e incentiva a escrita. Neste jogo, um tema e uma letra são sugeridos, exemplo: animal com a letra F. O jogador tem apenas 94 segundos para encontrar o maior número de palavras. O jogador poderá jogar com até mais quatro outros jogadores. Em seguida, todas as respostas são pontuadas e quem tiver pontuação maior vence. 
📲 Disponível para Android → Download
📲 Disponível para IOS → Download

4- Apalavrados
Nesse jogo, o jogador precisa acertar a maior quantidade de palavras, combinando as letras do painel com as letras do tabuleiro, para a pontuação aumentar. Esse jogo também possibilita jogar com outros jogadores.
📲 Disponível para Android → Download
📲 Disponível para IOS → Download

5- Atividades Educativas 
O portal Atividades Educativas oferece centenas de jogos educativos em temas variados para todas as idades. Além de ter jogos muito divertidos, a diversidade de temas é muito grande e os conteúdos são muito enriquecedores.

6- Aulas Animadas 
Desenvolvida pelo Instituto Paramitas, a plataforma Aulas Animadas disponibiliza ideias para planos de aula para os professores e diversos jogos educativos, que podem ser baixados no celular ou tablet,  voltados para a fase do letramento.

7- Brincando com Ariê 
O site Brincando com Ariê disponibiliza mais de 40 jogos educativos gratuitos, onde as crianças aprendem matemática, português e inglês brincando. Além disso, o portal também explora temas divertidos, atuais e temas relacionados a saúde, como a prevenção contra a Dengue e a pandemia que estamos enfrentando em 2020.

8- Caça palavras
O Caça palavras é um jogo que faz com que a criança reconheça o maior número de palavras, colaborando para o raciocínio lógico da criança. É um ótimo jogo para crianças que estão em fase de alfabetização. 
📲 Disponível para Android → Download
📲 Disponível para IOS → Download

9- Escola Games 
Esta plataforma contém mais de 100 jogos educativos gratuitos com temas diversificados, como alfabetização, matemática, inglês, geografia, datas comemorativas, algarismos romanos, árvore genealógica, prevenção de doenças e muito mais.

10- Jogos 360
O Jogos 360 é um portal muito conhecido por sua grande gama de jogos e categorias diversas. Na ala de jogos educativos, são disponíveis inúmeros jogos que trabalham vários temas pedagógicos e atendem aos mais variados gostos. A diversão e o aprendizado caminham juntos!

11- Jogos da Escola
O Jogos da Escola é muito interessante, pois se propõe a trabalhar as etapas da alfabetização que geralmente mais trabalhosas e necessitam de mais tempo para serem assimiladas pelas crianças, funcionando como uma ótima ferramenta auxiliar do professor.

12- Jogo da forca
Este é outro jogo clássico da infância na versão digital. A partir das dicas sobre o que é cada palavra, o jogador tenta adivinhar e, a cada erro, uma parte do corpo do bonequinho é desenhado na forca, fazendo com que o jogador perca a partida se o bonequinho se completar. 
📲 Disponível para Android →  Download
📲 Disponível para IOS → Download

13- Languinis
Nesse jogo, basta combinar as pedras preciosas que as palavras são reveladas. O jogador deve revelar o maior número de palavras, soletrar e liberar os pequenos linguinis. Também é possível jogar com outros jogadores.
📲 Disponível para Android → Download
📲 Disponível para IOS → Download

14- Ludo Primeiro Passos
Este portal foi desenvolvido em uma parceria com as seguintes instituições: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia do CNPq, Fapesp, Unesp, Ufscar, USP e Ipen.
O Ludo oferece centenas de jogos dos mais variados temas, inclusive jogos específicos para os diferentes níveis de alfabetização. Os jogos fazem associação entre sons e imagens, é bem colorido e atrativo para as crianças. Além disso, é possível baixar o aplicativo dos jogos no celular!

15- Palavras cruzadas
Apesar de ser um tipo de jogo mais desafiador, o Palavras Cruzadas oferece categorias e níveis de dificuldade variados para serem escolhidos. A partir das dicas sobre cada palavra, o jogador deve encaixar as palavras que se cruzam.
📲 Disponível para Android → Download
📲 Disponível para IOS → Download

16- Pé de Vento
Este site oferece uma gama variada de jogos, músicas e histórias infantis. As atividades são planejadas pensando principalmente em crianças do 1º ano.

17- Poki
Este é um portal com inúmeros jogos divertidos e educativos. Os temas são variados e também tem jogos com os personagens que as crianças já conhecem de desenhos e filmes! Na ala de jogos voltados para alfabetização, é possível encontrar jogos que vão fazer as crianças aprenderem enquanto brincam e se divertem muito.

18- Roda a roda
Certamente você conhece o programa do Silvio Santos, chamado Roda a Roda. Este aplicativo de jogo foi inspirado no programa da TV! Após uma categoria ser determinada, o jogador precisa rodar a roleta para descobrir a palavra que aparece no painel. O jogador ainda pode escolher jogar sozinho ou com outros jogadores.
📲 Disponível para Android → Download
📲 Disponível para IOS → Download

19- Smart Kids
Esta plataforma de jogos educativos possui diversas categorias que podem ser usadas em prol da educação das crianças. Além de jogos, o portal também oferece atividades escolares e videoaulas super lúdicas que abordam conteúdos importantes.

20- Stop
Você certamente já brincou de adedonha, certo? O Stop é a versão digital da adedonha, jogo famoso que marcou a infância de muita gente. Está disponível em plataforma online e em aplicativo para celular e tablet. O jogo consiste em 5 categorias e os jogadores devem escolher uma palavra, iniciada pela letra sorteada, para cada categoria. Vence quem finalizar a sequência de palavras em menor tempo.
💻 Acessar o site
📲 Disponível para Android → Download
📲 Disponível para IOS → Download


Não restam dúvidas de que as ferramentas digitais podem fazer a diferença na aprendizado e que aprender se divertindo é a melhor maneira de cativar o interesse dos alunos, não é mesmo? Quando se fala em processo de ensino-aprendizagem infantil, o lúdico se faz totalmente necessário para o desenvolvimento integral.

Você tem mais alguma dica de ferramenta interativa? Conte aqui nos comentários! Compartilhe conosco as suas experiências.

Nenhum comentário

Postar um comentário