O que é Pedagogia, afinal?

professora coruja

Você, que está lendo isto aqui agora, tem alguma ideia do que seja Pedagogia?
Quando pergunto isso às pessoas, geralmente escuto respostas como “Pedagogia é aquela faculdade que as pessoas fazem para dar aula à criancinhas”, dentre outras variantes que partem do mesmo conceito de Educar Crianças pequenas. Mas será que isso é verdade? Será que a Pedagogia se resume a apenas educar crianças? O que é Pedagogia, afinal?


Veja também: Será que Pedagogia é o curso ideal para você?

Para entendermos melhor, precisamos primeiramente entender a etimologia da palavra:
A palavra PEDAGOGIA tem origem no grego antigo, onde Paidós (criança) e Agogé (condução), que, aglutinadas ao Português, formam a palavra Pedagogia. Na Grécia antiga, o Pedagogo era o serviçal que conduzia a criança à escola.

Nos dias de hoje, Pedagogo é aquele que lida com os meios intelectuais e técnicos que possibilitam a aprendizagem. A prática educativa é o campo de estudo da Pedagogia, ocupando-se de processos, métodos e maneiras de ensinar, mas tem um significado muito mais globalizante do que se imagina. É um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade, sendo ao mesmo tempo uma diretriz que orienta a ação educativa.

Pedagogo atua somente na escola, dando aula para crianças?

Não. O pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, conduzindo pessoas ligadas direta ou indiretamente a uma determinada organização. Onde existir a necessidade de educação intencional, seja em um curso ou em uma empresa que dá treinamentos aos funcionários, dentre outras organizações que lidam de forma direta ou indireta com educação, existirá também um pedagogo atuando.
  • Em quais áreas o Pedagogo atua?
  • Magistério em Educação Infantil;
  • Magistério do Ensino Fundamental com crianças e também na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Coordenação Pedagógica;
  • Gestão Escolar;
  • Empresas.
Além de atividade humana intencional, o ato educativo também é uma prática social que atua no processo de ensino-aprendizagem do ser humano, individual e coletivo. Ou seja, a Educação é um fenômeno social que só pode ser compreendido onde as práticas educativas não acontecem de forma isolada das relações sociais que caracterizam a estrutura econômica e política de uma sociedade. Resumidamente, podemos dizer que a Pedagogia é a Ciência da Educação.

Leia também: A Pedagogia de Paulo Freire

Espero que este resumido texto tenha esclarecido o que é Pedagogia e qual é a função do Pedagogo. Caso tenha ficado alguma dúvida, pergunte nos comentários e terei prazer em te responder.

Para quem quiser se aprofundar mais neste assunto, eu recomendo a leitura dos livros:
  • Pedagogia e Pedagogos, para quê? – José Carlos Libâneo.
  • O que é Pedagogia? – Paulo Ghiraldelli Jr.

Nenhum comentário

Postar um comentário