Resenha do filme “Como Estrelas na Terra”


filme sobre dislexia Como Estrelas na Terra

Nome original do filme: Taare zameen Par
Comercializado como: Like Stars on Earth
Conhecido no Brasil como: Somos Todos Diferentes; Como Estrelas na Terra – Toda Criança É Especial; Como Estrelas na Terra (mais conhecido).
Data de lançamento: 2007 (2h 55min)
Direção: Aamir Khan
Elenco: Aamir Khan, Darsheel Safary, Tisca Chopra, Vipin Sharma, Tanay Chheda.
Gêneros: Drama, Bollywood
Nacionalidade: Índia
Ator protagonista do filme indiano como estrelas na terra toda criança é especial

O filme “Como estrelas na terra” conta a história de um menino de 9 anos, chamado Ishaan Awasthi, que já repetiu uma vez o terceiro ano escolar e está correndo o risco de que isso aconteça novamente. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção, porém, seu pai não entende em sua dificuldade e o trata a cada dia com mais insensibilidade e rudez, por acreditar que o problema de Ishaan é falta de disciplina.

Veja também: O que é Dislexia?

A direção da escola, sem visão e competência para saber que o problema do menino não era falta de disciplina e sim um transtorno chamado Dislexia (clique aqui para saber o que é Dislexia), resolveu chamar o pai do menino para conversar. Quando o pai é chamado na escola para conversar, decide então matricular seu filho em um internato, cuja filosofia era “Disciplinar cavalos selvagens”.

Com toda humilhação e sofrimento que Ishaan passava em casa e na escola, tornou-se um menino inseguro e com autoestima muito baixa. Foi perdendo a alegria de ser criança e o interesse em aprender, sentia falta de sua mãe, de seu irmão e acabou desenvolvendo uma tristeza profunda.

Um novo professor entra na escola para dar aula de artes, porém, este não é um professor tradicional, não segue rigorosamente as normas da escola, pois tem uma metodologia própria.

Ao perceber que o garoto era disléxico, o professor coloca em prática um plano para resgatar a vontade de aprender no menino e o ensina a ler e a escrever, usando a arte como forma de expressão, o incentivando e mostrando que ao menino que o transtorno que ele tinha não o tornava diferente dos outros.
É importante ressaltar que o que “salvou” o garoto não foi a descoberta do transtorno e sim a metodologia usada pelo educador, que o tratou com respeito e soube valorizar e entender suas diferenças.
Como estrelas na terra” é uma lição de vida que retrata a realidade da educação, onde muitas crianças são matriculadas em escolas em que os educadores não estão preparados para lidar com suas diferenças e muito menos os pais estão preparados para entender as dificuldades que seus filhos enfrentam. É um filme inspirador que provoca muitas reflexões e questionamentos importantes aos pais e educadores a respeito dos problemas e potencialidades presentes no espaço escolar, dos papéis que estão sendo desempenhados pelos educadores e pelos pais, dentre outras reflexões que são promovidas em apenas 2 horas e 42 minutos de filme.

Veja também: 12 filmes baseados em histórias reais de professores

Este é um ótimo filme para ser utilizado em momentos de discussão junto aos educadores, a fim de chamar a atenção para a importância de se estabelecer estratégias para intervenção pedagógica e inovação de metodologias que abracem a todos os alunos e suas diferenças. É possível encontrar o filme completo disponível de graça no Youtube.

Este é um ótimo filme para pais e educadores. Recomendo!

2 comentários