21 Filmes sobre Autismo que você precisa assistir

21 filmes sobre autismo pedagogia criativa

O Autismo é um tema que merece destaque e visibilidade em nossa sociedade. Se você não sabe o que é Autismo, clique aqui para conferir o artigo onde eu falo sobre o que é Autismo (TEA).

Para te ajudar a compreender melhor sobre esse assunto, listei 21 filmes sobre Autismo que você precisa assistir. Alguns estão disponíveis na Netflix e outros também são encontrados no Youtube. Vale a pena assistir cada um deles!

1- Son-rise: meu filho, meu mundo (1979)

Son-rise: meu filho, meu mundo 21 filmes sobre autismo Pedagogia Criativa

O filme narra a história autobiográfica da família que, na década de 70, fundou o método Son-rise. A história é muito polêmica, já que parte dos especialistas defende que ainda não há cura para o autismo, enquanto o método que o filme conta busca a cura para o autismo. Porém, temos que levar em consideração que esta história se passa no ano de 1979 e de lá para cá, muitos outros estudos e descobertas a respeito do Autismo foram desvendados. O filme apresenta como um casal, por meio de uma abordagem intuitiva, conseguiu se aproximar de seu filho, diagnosticado com autismo. Para além da discussão da cura (que hoje sabemos que não é possível), a história e o método inspiraram trabalhos educacionais e de desenvolvimento da criança autista. Vale a pena conferir! 

2- Rain Man (1988) 

Tom Cruise e Dustin Hoffman em filme sobre Autismo Pedagogia Criativa

Em Rain Man, Charlie Babbitt (Tom Cruise) espera receber uma grande herança após a morte de seu pai, mas Raymond (Dustin Hoffman), seu irmão mais velho, internado em uma instituição médica, alguém cuja existência Charlie ignorava até então, é quem recebe toda a fortuna. Raymond é um autista com habilidades mentais limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. Quando Charlie rapta Raymond, em uma longa e atrapalhada viagem, atravessando o país rumo a Los Angeles, as circunstâncias ensinam aos dois lições sobre a vida. O personagem de Dustin Hoffman foi inspirado em Kim Peek, um americano notável, diagnosticado com Síndrome de Savant (Um tipo de TEA).

3- O enigma das cartas (1993) 

filme sobre autismo pedagogia criativa O enigma das cartas

Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), que é uma criança autista, reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Ruth crê que só assim terá Sally de volta, por mais estranho que seja seu método. 

4- Gilbert Grape: aprendiz de um sonhador (1993) 

Johnny Depp e Leonardo DiCaprio filme sobre autismo pedagogia criativa

Este emocionante filme conta a história de Gilbert Grape (Johnny Depp), um jovem que, desde a morte do pai, é o responsável por sustentar a família. Sua mãe Bonnie (Darlene Cates) sofre de obesidade mórbida desde que entrou em depressão, após o suicídio do marido, e o seu irmão caçula, Arnie (Leonardo DiCaprio), é autista. A vida em família é repleta de carinho e proteção, apesar das dificuldades enfrentadas. Até que Grape se apaixona por Betty (Mary Steenburgen), uma dona de casa casada. Este filme está disponível na Netflix

5- Experimentando a vida (1999) 

21 filmes sobre autismo pedagogiacriativa.com.br

A história fala sobre Molly McKay (Elisabeth Shue), uma mulher autista de 28 anos. Quando jovem, Molly foi internada, mas com o fechamento da instituição, Buck McKay (Aaron Eckhart), seu irmão, ficou com sua guarda. O irmão não a via desde quando ela era criança e isso faz com que sejam quase estranhos. Quando Buck fica sabendo de uma arriscada cirurgia experimental que pode ajudar Molly, ele dá seu consentimento. A operação é um sucesso e Molly revela desde então um genial intelecto. Mas a sua personalidade autista permanece e Buck constata que a nova Molly vai enfrentar grandes desafios.

6- Uma lição de amor (2002) 


Acredito que muitas pessoas já assistiram a este filme, protagonizado por Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com autismo que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com a ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos, Lucy começa a ultrapassar intelectualmente o pai, e essa situação chama a atenção de uma assistente social que quer internar Lucy em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso quase impossível de ser vencido, contando com a ajuda de uma advogada, Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o seu caso como um desafio. Assista ao trailer. Tem o filme completo no Youtube também.

Veja também: Resenha Atypical - 1ª e 2ª temporadas

7- Meu nome é Radio (2003)

filmes sobre autismo pedagogia criativa

Baseado numa história real, ocorrida na Carolina do Sul (EUA), o filme conta a história de Radio (Cuba Gooding Jr.), um jovem autista, que depois de sofrer inúmeros preconceitos, acaba recebendo o apoio do treinador do time de futebol americano da cidade em que vive. (Ed Harris). A amizade e relação de confiança entre os dois modifica não só suas vidas, mas toda a dinâmica do colégio e da comunidade. Também tem disponível no Youtube.

8- “Missão Especial” ou “Uma viagem inesperada” (2004)

filmes sobre autismo Zac Efron Pedagogia Criativa

Baseado em uma história real, Corinne (Mary-Louise Parker) é uma mãe solteira de gêmeos de 5 anos de idade, Steven e Phillip (Zac Efron e Bubba Lewis), que são autistas. Corinne fica transtornada ao descobrir que não existe cura ou tratamento efetivo para o autismo. Determinada a propor uma vida normal aos filhos, sem as limitações provocadas pelo transtorno, Corrine começa uma jornada em busca de uma nova forma de viver a vida com seus filhos. Ela terá que enfrentar muitos obstáculos para superar preconceitos e mostrar a capacidade de seus filhos ao mundo. Este filme é muito emocionante e com certeza vai te impressionar. Tem disponível no Youtube!

9- Loucos de amor (2005) 

filme Loucos de amor autismo síndrome de asperger pedagogia criativa

O filme, que é chamado originalmente de “Mozart and the Whale”, conta a história de Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell). Ambos têm diagnóstico de Síndrome de Asperger. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto ao conhecer Isabelle, em seu grupo de ajuda, tudo muda em sua vida, pois ele se apaixona por ela. O filme foi inspirado na vida real do casal Jerry Newport e Mary Meinel (agora Mary Newport).

10- Uma família especial (2005) 

Filme Uma família especial autismo pedagogia criativa

Este filme é um Drama baseado na história real de Jacqui Jackson. Maggi (Helena Bonham Carter), tem sete filhos, sendo quatro autistas em maior ou menor grau e os outros três filhos apresentam diferentes tipos de TEA. Determinada, Maggi se dispõe a encarar uma surpreendente jornada, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a terem uma vida feliz. Hoje, Jacqui (cuja vida deu inspiração ao filme) escreve livros relacionados ao autismo.

Veja também: 5 Filmes sobre a Síndrome de Tourette 

11- Um amigo inesperado (2006) 

Filmes sobre autismo Pedagogia Criativa

O filme conta a história de Kyle Gram, um menino frágil que tem autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas, consegue criar uma relação com o menino e o ajuda a quebrar a barreira do silêncio. Vale a pena assistir!

12- O nome dela é Sabine (2007) 


Em documentário, com as imagens e depoimentos coletados por 25 anos, a atriz Sandrine Bonnaire discorre de forma muito sensível sobre a vida e história de sua irmã Sabine, diagnosticada com autismo. A diretora e irmã da protagonista do documentário, nos aproxima de uma triste estadia de Sabine, no hospital psiquiátrico e do seu reencontro com a felicidade, quando ela passa a viver em uma casa com estrutura adaptada. O filme, nas vozes das irmãs, discute o despreparo de instituições psiquiátricas e também da sociedade para lidar com pessoas autistas, reforçando o mal que esse despreparo causa à elas e suas famílias. Assista ao trailer!

13- Um certo olhar (2007) 

Um certo olhar filmes sobre autismo pedagogia criativa

O filme conta a história de Alex (Alan Rickman), um ex-presidiário inglês que está viajando para o Canadá. No caminho ele dá carona para Vivienne (Emily Hampshire), uma jovem carismática que vai visitar a mãe. Na viagem, um caminhão atinge o carro, matando Vivienne. Alex sai então à procura da mãe da jovem. Ao encontrá-la, descobre que ela é autista de alta funcionalidade. Linda (Sigourney Weaver) não tem qualquer reação ao saber da tragédia, mas Alex decide ficar com ela até o funeral. Alex descobre novas amizades e aprende mais sobre a singularidade de Linda mesmo enquanto ele se esforça para lidar com sua própria dor. Um Certo Olhar foi produzido de forma independente e escrito por Angela Pell, cujo filho é autista. No fim das contas esse é um filme que, apesar de tudo, nos faz olhar a vida com otimismo. As ótimas atuações deste filme merecem destaque!

14- Sei que vou te amar (2008) 

Sei que vou te amar filmes sobre autismo pedagogia criativa

Thomas Mollison é um jovem de 16 anos que quer apenas ter uma vida normal. Seu irmão mais velho, Charlie, tem autismo e a atenção de toda a família gira em torno dele. Ao se mudar para uma nova casa e escola, Thomas conhece Jackie Masters e se apaixona por ela. Quando sua mãe fica confinada à cama, devido a uma gravidez, Thomas então deve assumir a responsabilidade de cuidar do seu irmão, o que pode custar a sua relação com Jackie. Thomas embarca então em uma jornada emocional, repleta de frustrações e angústias.

15- Adam (2009) 

Adam Filmes sobre Autismo Pedagogia Criativa

Adam (Hugh Dancy) é um jovem meigo e simpático, mas tem dificuldade de se relacionar com as pessoas. Ele tem Síndrome de Asperger, vive num mundo solitário até que conhece sua nova vizinha Beth (Rose Byrne), uma linda moça, simpática e muito atenciosa. É um filme muito delicado, e, talvez rolem lágrimas pelo seu rosto.

16- My Name is Khan (2010)

My Name is Khan filmes sobre autismo pedagogia criativa

O filme conta a história de Khan, um homem com Síndrome de Asperger. Uma história emocionante que revela sua luta para dizer ao presidente dos Estados Unidos e, consequentemente a todos, que ele não é um terrorista só porque nasceu muçulmano. A inocência e determinação de Khan, o personagem principal, servem de lição a todos nós. Tem disponível na Netflix

17- No espaço não existem sentimentos (2010) 

No espaço não existem sentimentos filmes sobre autismo pedagogia criativa

Este filme narra a história de dois irmãos, onde Sam fica um pouco depressivo após sua namorada romper o namoro, e, para ajudá-lo a se animar e voltar a rotina normal, seu irmão Simon, que tem Síndrome de Asperger, decide fazer um teste para ajudar Sam a encontrar a namorada perfeita. Mas com a sua inocência e peculiaridade, a ajuda para o irmão pode ficar mais atrapalhada do que o esperado. É filme maravilhoso e bem humorado! Vale a pena assistir. Também está disponível no Youtube

18- Temple Grandin (2010)


Este filme é uma cinebiografia da jovem autista Temple Grandin (Claire Danes). Uma história sensacional e muito bem interpretada por Claire Danes. Temple Grandin tinha uma maneira particular de ver o mundo, o que a fez se distanciar das pessoas, mas isso não a impediu de conseguir, dentre outras coisas, seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam até os mais experientes criadores de gado. Este filme é uma grande lição de vida! Assista ao trailer. 

19- Tão forte e tão perto (2011) 

Tão forte e tão perto Filmes sobre autismo pedagogia criativa

Oskar Schell (Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks). Thomas inventou uma história para Oskar, dizendo que Nova York tinha um distrito, hoje desaparecido, para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas morre no fatídico 11 de setembro e sua perda é um baque para Oskar e sua mãe, Linda (Sandra Bullock). Um dia, Oskar encontra um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Esse é o início de uma aventura vivida por ele em busca de um sentido para o inexplicável. Apesar de não ser dito abertamente no filme, Oskar provavelmente tem Síndrome de Asperger. Disponível na Netflix.

20- Um elo de amor (2015) 


Jimmy (Ian Colletti) é um jovem autista que, às vezes, não compreende tudo o que acontece ao seu redor. Porém, ele possui uma memória fantástica, que, junto de sua ingenuidade, acaba deixando-o comumente em apuros. Seu avô (Ted Levine) e sua madrasta (Kelly Carlson) incentivam o garoto a superar os traumas, entretanto, ele fica aflito ao se deparar com seus medos. Assista ao trailer e confira esta linda história!

21- O farol das orcas (2016) 

o farol das orcas filmes sobre autismo pedagogia criativa

Este é um filme baseado em uma história real. O roteiro de Farol das Orcas conta a história de um biólogo marinho, Beto Bubas, que vive na Patagônia argentina, mais propriamente na península de Valdes, e estuda baleias orcas. Em um determinado dia, Beto encontra na porta de sua casa uma mãe espanhola com seu filho pequeno, Tristan, um menino autista, que ao ver um documentário de Beto na TV esboçou reações nunca antes esboçadas. A mãe do garoto viajou o mundo para encontrar o biólogo a fim de ajudar o filho a se comunicar através do contato com as orcas. O mais impressionante é que toda a história é verídica! Beto existe e realmente encontrou uma mãe corajosa e seu filho autista, que na realidade se chama Agustín. A história tocou tão profundamente Roberto (Beto) que o inspirou a escrever o livro Agustín Corazon Abierto. Filme lindíssimo! Disponível na Netflix.

Veja também: 12 Filmes baseados em histórias reais de professores 

Gostou das dicas de 21 filmes sobre Autismo que você precisa assistir? Aposto que vai se emocionar com cada um deles. Não esqueça de compartilhar este este artigo com quem você acredita que gostaria de assistir a estes filmes e deixe seu comentário ou sugestão no espaço dos comentários, através do nosso e-mail ou das nossas Redes Sociais! 

17 comentários

  1. oi!
    Realmente o autismo é um tema que merece muita visibilidade, eu adorei as sugestões de filmes. Alguns eu conhecia...

    ResponderExcluir
  2. Alguns filmes já conhecia e indico um dorama Jardim de Meteoros um dos personagem tem autismo mas é leve..

    Um beijo

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. Alguns eu já conhecia, outros eu anotei o nome para assistir. Esses filmes são muito emocionantes e tocam profundamente nosso interior. Te indico também Dominic e Eugene. Esse filme é lindo.

    ResponderExcluir
  4. Essa lista veio em boa hora pra mim porque estou pesquisando sobre o assunto para usar um personagem autista em um dos meus próximos livros. Dica preciosa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Já conhecia alguns dos títulos citados, mas pelo que eu me lembro ainda não assisti nenhum deles.
    Assisti uma série recentemente em que o irmão do personagem principal é autista, o nome é Instinto.
    Querido John é um filme/livro bem famoso, que não tem como tema principal a doença, mas que tem personagens com ela.

    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O número 2- Rain Man (1988) esse eu já assisti mas os demais ainda não tinha assistido não mas gostei muito das suas indicações, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu achei bem legal a sua publicação e até já assisti alguns desses filmes, mas a maioria eu desconhecia. Adorei a publicação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu adorei a sua listinha, pois tem muitos filmes mesmo e vários deles eu ainda não conhecia. Já vou anotar alguns para assistir!

    ResponderExcluir
  9. Caramba que lista interessante. Acredita que só assisti um filme? Preciso assistir muito mais porque precisamos conhecer mais o autismo.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Acho muito importante trazer uma lista de filmes que tratem do autismo, pois de certa forma é um incentivo a olhar para essa síndrome de outra forma. Eu tenho um sobrinho e um afilhado autista, então estou sempre buscando mais sobre o tema. Já adorei essas dicas de filmes, vou procurar os que ainda não vi.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Uau quantos filmes hein... Dessa lista não assisti quase nenhum. Um que me lembro bem é Rain Man por causa do Tom Cruise. Já salvei o post. Vou procurar pela internet para assistir. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Já assisti alguns desses filmes, vou procurar pelos outros, com certeza! Obrigada pelas indicações!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por nos passar essa lista!Valeu! Também vou procurar no Netflix e youtube!

    ResponderExcluir
  14. Quero contribuir com o 22º filme - "O Contador" - O autor principal sofre da Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria de transtornos globais do desenvolvimento. Ela foi considerada, por muitos anos, uma condição distinta, porém próxima e bastante relacionada ao autismo. Agora, a Síndrome de Asperger é classificada como uma forma mais branda da condição. A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria de transtornos globais do desenvolvimento. Ela foi considerada, por muitos anos, uma condição distinta, porém próxima e bastante relacionada ao autismo. Agora, a Síndrome de Asperger é classificada como uma forma mais branda da condição. Considerado autismo leve!

    ResponderExcluir
  15. Não vi todos. Sabine é muito bom, triste, mas realista e educativo. Ensina a não abandonar os autistas em asilos.

    ResponderExcluir
  16. Listaram tantos filmes mas um dos melhores ficou de fora o filme Mercury Rising com Bruce Willis e Alec Baldwin de 1998

    ResponderExcluir