11 Coisas que ninguém te contou sobre a sala de aula


Não é nenhuma novidade que a prática na sala de aula nem sempre é como na teoria que aprendemos na faculdade. Se você está iniciando agora no magistério, provavelmente existem 11 coisas que ninguém te contou sobre a sala de aula, mas que você precisa saber.

Este artigo não é para te desencorajar, mas sim para te ajudar a entender e se preparar para o que virá pela frente. Ser professor é algo incrível! E a intenção aqui é te ajudar a entender melhor como é a sala de aula na prática.

11 Coisas que ninguém te contou sobre a sala de aula:

1) Que improvisar faz parte do processo

Muitas vezes, a aula que você programa não vai sair como o esperado. Quem nunca planejou uma aula que no papel parecia perfeita, mas na hora o resultado não foi o esperado?
Muitas vezes, nem conseguimos dar aula! Mas como a sala de aula é um lugar dinâmico, basta organizar maneiras estratégicas para compensar as aulas que não foram realizadas como o esperado, para que o conteúdo seja absorvido, mesmo que não tenha sido de acordo com o primeiro planejamento. O dia a dia na sala de aula vai te mostrando como fazer isso melhor.

2) Que você seria, muitas vezes, a pessoa de referência na vida de um aluno para as horas boas e ruins

A sala de aula é um lugar com muitas personalidades diferentes. Cada aluno tem uma história, uma bagagem emocional. Muitas vezes, as crianças vão querer compartilhar as vivências de casa com você, que podem ser engraçadas, podem também ser constrangedoras e algumas vezes até vão te causar muita preocupação. Algumas vezes, os assuntos podem ser delicados, porque envolvem crenças familiares, mas seja como for a crença de cada família, o ideal é você reforçar que não é preciso concordar com o que os outros fazem, mas sempre é preciso respeitar as outras pessoas.
Você poderá ser referência para um aluno querer compartilhar segredos e histórias, pedidos de conselhos e até mesmo de ajuda. Nada na vida irá te preparar para essa realidade da sala de aula.

3) Que você seria professora e ainda teria que improvisar como enfermeira e atriz

Para fazer de 20 a 30 crianças ficarem focadas no que você precisa ensinar é um verdadeiro desafio. E vale de tudo na hora de encontrar maneiras divertidas para fazer os alunos se interessarem pelo que você precisa ensinar, mesmo que para isso seja preciso fazer mágica. Além disso, se você dá aula para educação infantil, muitas vezes é necessário dedicar mais atenção e cuidado a algumas crianças que estão doentes, enquanto os pais não chegam na escola. Precisamos interpretar inúmeras vezes, seja para não deixar transparecer problemas pessoais na sala de aula ou até mesmo para assumir um personagem de uma história.

4) Que teria tanto trabalho que as férias pareceriam menores do que realmente são

Qual professor nunca ouviu alguém dizer: "É fácil ser professor! Você tem duas férias por ano e ainda reclama?"
Quem diz esse tipo de coisa não tem noção do que a gente faz e não imagina o quão cansativo é a vivência em sala de aula, principalmente na educação infantil e no ensino fundamental. Não imaginam que levamos o trabalho para além da escola: atividades para confeccionar, lembrancinhas, jogos, confecção e correção de provas, preparação de planejamentos, preencher papelada de burocracia etc. Estamos falando da energia de aproximadamente 30 crianças (às vezes mais!) para 1 adulto. E provavelmente, alguns dias das suas férias você vai se deparar preparando algum material, pensando na decoração da sala ou pensando em algum projeto pra fazer com as crianças. Então, nem preciso dizer que nossas férias são muito merecidas SIM.

Um conselho para vc: É claro que muitas vezes você vai ver algo da escola fora da hora de trabalho, mas lembre-se de que o trabalho nunca acaba, porém os momentos de descanso são curtos e precisam ser aproveitados ao máximo. Então, tanto no final de semana, quanto nas férias, separe um tempo para cuidar da sua mente e do seu corpo. Descanse! Sua aula só vai bem se você estiver bem.

5) Que ficaria doente com frequência

Quando acontece um surto de alguma doença, ou chega o inverno é comum as crianças ficarem doentes. Então, prepare seu sistema imunológico e tenha sempre álcool em gel na sua mesa, uma caixa de lenços. Parece clichê, mas dormir, comer bem e se exercitar faz toda a diferença na sua saúde. Deixe as janelas e portas abertas se alguma criança aparecer gripada em sala de aula e ligue para os pais, caso não tenha condições da criança ficar daquele jeito na escola.

6) Que seria mais difícil lidar com os pais do que com as próprias crianças

Com a criança é muito mais fácil você explicar e ser compreendido, mas fazer um adulto -  que possui todas as crenças e maneiras de pensar enraizadas - olhar as coisas por outro ângulo é bem mais difícil. Existem pais que não aceitam a dificuldade dos filhos, que não acreditam que os filhos possuem um comportamento diferente na escola,  que pensam ser obrigação da escola e do professor realizar algo que na verdade é função deles.

Um conselho para você: Mostre para os pais que vocês não são inimigos, mas sim parceiros. Toda vez que precisar falar sobre a dificuldade de uma criança, pense: "Se eu fosse a mãe ou o pai dessa criança, eu gostaria de ouvir um adulto falar mal do meu filho?"
Vocês precisam encontrar soluções juntos! Mostre que você é o apoio. Exemplo: "Pais, o que vocês sugerem que possa ser feito em casa para que possamos melhorar este comportamento? Para a escola eu pensei na seguinte solução..." Peça a opinião deles e deixe que eles participem dese processo.
Lembre-se também de chamar os pais para uma conversa só de elogios! Você já reparou que a gente só chama os pais  quando tem algum problema? Nós, como seres humanos que somos, preferimos os elogios ao invés de críticas. Então, não ressalte só os problemas, mas também as coisas boas dos seus alunos. Fale com carinho, focando na solução e não no problema. E se você tiver uma boa relação com os pais do seu alunos, o seu trabalho será muito mais fácil.

É claro que você irá conhecer pais difíceis, mas também conhecerá pais maravilhosos, participativos e que ensinam o respeito aos filhos.

7) Que sairia dinheiro do seu bolso

Você vai gastar seu próprio dinheiro com coisas da escoca. Tanto em escola privada, quanto em pública, você vai gastar para comprar materiais. Os motivos são diversos! Pode ser porque a escola se recusou ou porque não tem condições de comprar os materiais que você precisa para realizar um projeto, ou vai gastar para comprar lembrancinhas para as crianças etc.

Um conselho para você: Pense em alternativas! Se for comprar tudo, é capaz de gastar todo o seu salário com assuntos da escola, então pense primeiro se há uma alternativa gratuita ou mais barata, como material reciclado, por exemplo. Caso não haja outra alternativa, pesquise o preço em várias lojas e use o bom senso. Não é justo você gastar o seu dinheiro sempre que quiser fazer uma atividade diferente com as crianças.

8) Que muitas vezes você não teria apoio

Muitas vezes você não terá o apoio da coordenação e da direção. São tantas obrigações para a coordenação dar conta que, muitas vezes até existe a vontade de te ajudar, mas acaba não sendo viável. Outro problema que pode acontecer é a coordenação não saber o que realmente está acontecendo porque você não deixou claro. Às vezes temos dificuldades em dizer "eu não sei", porém, o problema não é não saber, mas não querer aprender. Seja sincera com sua coordenadora. Nós precisamos saber que podemos contar com as nossas coordenadoras quando precisarmos. Aquela pessoa com quem você vai ter a liberdade de dizer "estou com dificuldade para ensinar isso. você me ajuda? Qual a alternativa que você me sugere?" Não tenha medo de errar! Peça ajuda e mostre que vocês são uma equipe.

9) Que haveria tanta competitividade

Este é o tópico mais triste, mas que infelizmente é uma realidade. Muitas professoras acabam enxergando as novatas como uma ameaça. Se você se encaixa nesse perfil de professora competitiva, lembre-se de que um dia você também foi novata e que precisou da ajuda das professoras mais velhas. Seja acolhedora, mostre que vocês estão abertas a aprender e ensinar juntos. Ninguém vai roubar o seu trabalho. Sabemos que tudo o que é novo é assustador e pode ter certeza que essa professora que está chegando precisa da sua ajuda.

E para as novas professoras, minha dica é: Se necessário, dê o primeiro passo! Se suas colegas de trabalho não compartilham com você, então compartilhe você com elas. Exemplo: "Estou pensando em fazer esse projeto... O que vocês acham?" Construa parcerias.
Vai ser fácil? Claro que não! É difícil dar sempre a iniciativa, mas não desista, porque com o passar dos dias você vai perceber que o ambiente escolar vai começar a mudar.

Quando estamos abertos a compartilhar, aprendemos muito mais. A educação é um esforço colaborativo. Todo mundo tem algo pra ensinar e para aprender.

10) Que a identidade de professor te acompanharia em todos os lugares

Às vezes, são os outros que não te enxergam fora desse papel. Fica parecendo até que você não é um ser humano como outro qualquer e que tem uma vida fora da escola. Muitas vezes, as crianças conflitam sobre a “dupla” identidade dos professores, principalmente se você mora próximo da comunidade da escola em que leciona, é provável que com frequência esteja andando pela rua e seja interrompido por alguém te chamando de “professor(a)”.

Em outros casos, é você quem está tão dentro do papel de professor que não consegue se desvincular dele. É provável que você use "tom de professora" para falar com seus parentes e amigos, por exemplo. Também há casos onde você deixa de fazer coisas, como ir a eventos ou publicar determinadas coisas no Facebook, porque tem receio do que os seus alunos ou os pais deles irão pensar de você.

11) Que seria tão gratificante ver o progresso dos alunos

Vamos à melhor parte em ser professor. Ver os alunos lendo pela primeira vez, ensinando para os outros algo que você ensinou ou dizendo o quanto eles gostam de você, sem dúvidas é o que vai fazer todo sacrifício valer a pena. Apesar de tantos desafios, poder ver a diferença que nós fazemos na vida dos alunos já vale todo o restante e é muito gratificante.
Se eu pedir pra você lembrar de alguma professora da sua infância, com certeza você vai lembrar, de uma maneira positiva ou negativa. Por isso, toda vez que você estiver cansado ou com dificuldades, lembre-se que você faz a diferença na vida de alguém, que vai crescer e fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Lembrando que a intenção não é te desanimar, mas sim te encorajar. Em meio a tantos desafios que não são falados, você escolheu fazer a diferença no mundo e não só pode, como vai fazer essa diferença.

Acha que faltou algum tópico? Deixe um comentário! E não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Nenhum comentário

Postar um comentário