10 Dicas para estudar com as crianças em casa

quarentena, coronavírus, #fiqueemcasa, 10 dicas para estudar com as crianças em casa

Estamos vivendo um momento difícil da nossa história e precisamos tomar todos os cuidados possíveis para nos proteger e proteger quem amamos. Adotar a quarentena em casa foi a melhor solução encontrada para evitar a contaminação com o COVID-19 - popularmente conhecido como Coronavírus - e um dos desafios familiares é encontrar meios de dar continuidade aos estudos em casa,  durante este período. Pensando nisso, preparamos 10 Dicas para estudar com as crianças em casa.

1- Rotina: 

Programar o dia a dia com rotinas é a melhor maneira para fazer com que as crianças se adaptem com facilidade e fiquem menos ansiosas, justamente porque assim elas já sabem o que vai acontecer. Escreva numa folha os momentos em que as crianças poderão brincar, ver TV e fazer lição. Além disso, fique atento aos melhores horários para as atividades, lembrando sempre que para um bom e efetivo aprendizado a criança precisa estar descansada e bem alimentada antes de começar a estudar. 

2- Ambiente adequado e sem distrações:

Criar um ambiente adequado aos estudos é essencial para manter a concentração, mas não vai adiantar se este 'cantinho dos estudos' for perto de TV, rádio, computador ou celular ligados. Evite tudo o que possa causar dispersão nas crianças na hora de estudar. O cantinho dos estudos pode ser arrumado no quarto, na mesa da cozinha... Não importa onde, mas é necessário ter um espaço reservado para a hora dos estudos.

3- Pausas:

Pode acontecer de ficar muito tempo explicando uma mesma coisa à criança e ela não entender de jeito nenhum. Isso é comum de ocorrer quando uma atividade demanda mais tempo ou mais esforço, então o ideal é fazer uma pausa e, ao voltar com o mesmo assunto, tentar abordar a explicação de outra maneira para tentar adaptar a explicação da atividade à criança de maneira que ela assimile melhor.

4- Questione:

Tenha em mente que a criança não se comporta em casa do mesmo jeito que se comporta na escola, por isso, se acontecer da criança dizer que não sabe fazer uma atividade, pedir a resposta das questões e tentar "enrolar" para não fazer a lição, tente trocar as perguntas fazendo comparações, questionando de modo que a criança responda a questão a partir das suas perguntas. Dar a resposta é mais fácil, mas não vai ser assim que a criança vai aprender de verdade. Questionar é mais difícil e pode demandar mais tempo até que a criança pense, associe e responda de forma correta, mas é muito mais eficiente para o processo cognitivo.

Fazer perguntas ao invés de dar respostas prontas vai estimular a criança a pensar mais, pois ela irá entender que a resposta não virá sem esforço e de maneira tão simples.

família estudando em casa

5- Mostre interesse:

Mostrar interesse pela lição da criança irá mostrar que aquele momento é importante e, além disso, irá incentivá-la a fazer a lição. Peça para que a criança explique o que ela aprendeu na escola e crie exemplos baseados na rotina da família, por exemplo. Isso fará com a criança pense e ainda pode ser bem divertido.

6- Elogie:

Elogie o progresso da criança. Afinal, quem é que não gosta de ser elogiado por algo que fez certo? Não proponha trocas de maneira negativa, como "Você só vai assistir televisão quando terminar a tarefa", porque além disso ser extremamente desmotivador, ainda torna a hora da atividade em uma coisa muito chata, onde a criança precisa suportar só para ganhar a "recompensa" no final. Ao invés disso, ressalte a importância da criança estar aprendendo aquela lição e nunca se esqueça de evidenciar os progressos, para que a criança adquira mais confiança em si mesmo e motivação para buscar novas conquistas.

Dizer frases como "Bom trabalho!", "Você está se esforçando! Muito bem!", "Estou orgulhoso de você!", "Eu sabia que você ia conseguir!" podem causar efeitos surpreendentes. Experimente!

7- Grupinho de estudos:

Estamos em um período em que não podemos sair de casa ou receber outras pessoas em nossas casas, mas a tecnologia também permite que as crianças estude junto com outros colegas! Incentive videochamadas entre os colegas da mesma classe para que possam estudar juntos, mesmo que separados em distância. Crianças aprendem mais quando estudam junto com outras crianças e, além disso, será um bom momento para que elas matem as saudades de estarem juntas em sala de aula, mas lembre-se de fazer um combinado de tempo de estudo e de conversa para que o foco não se perca.

8- Use música:

Use a música a seu favor! Música de relaxamento ou música clássica, por exemplo, ajudam na concentração, além de regularem algumas ondas cerebrais. Por isso, pode ser uma boa ideia deixar música tocando bem baixinho na hora da lição ou quando perceber que a criança está muito agitada.

9- Respire:

Esta dica é para você, que irá assumir a tarefa de estudar com a criança. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, mas tente encarar este momento com leveza e use a criatividade para ensinar o conteúdo de maneira lúdica. Uma boa dica é procurar filmes sobre a temática que será abordada, atividades sobre o assunto que será estudado, no Pinterest, no YouTube e em sites educativos - como o Pedagogia Criativa - e até mesmo em grupos educativos do Facebook.

10- Peça ajuda:

Pode ser que você precise ensinar um conteúdo novo à criança, mas você não é o professor, então tenha calma! Com certeza, a escola ou o professor que estiver enviando o conteúdo para ser estudado em casa irá te ajudar. Então, se você precisar de ajuda para orientar seu filho em uma matéria, peça ajuda.

Está sendo um momento difícil para todos, por isso é importante manter a calma e uma boa comunicação entre a escola das crianças, respeitando o horário de trabalho dos professores, é claro. Com certeza, os professores irão orientar nas atividades e se você tiver alguma dúvida, certamente a gestão da escola estará disponível para te ajudar.

Leia, brinque, cozinhe com seus filhos e faça coisas criativas, pois assim a criança também estará aprendendo coisas novas com você e você estará proporcionando momentos alegres em família.

meu malvado favorito família

Não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares! Compartilhando você ajuda este conteúdo a ajudar mais pessoas.

E se você tiver mais alguma dica que te ajudou a estudar com as crianças em casa, deixe um comentário!

Nenhum comentário

Postar um comentário